TUTORIAIS

Aqui você encontra os tutoriais para auxiliar no aprendizado por meio das ferramentas Scratch e MIT App Inventor

TUTORIAIS DO MIT APP INVENTOR


TALK TO ME

Nesse tutorial para iniciantes, você aprenderá a programar um aplicativo Talk To Me, para o celular reproduzir o texto digitado pelo usuário.

Interface do App Talk To Me

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O objetivo desde APP é calcular o índice de massa corporal (IMC).

Neste App terão duas telas, uma de início informando o que o aplicativo faz e um botão para o caso do usuário querer utilizá-lo. A segunda tela pedirá ao usuário informações de peso e altura, quando o botão calcular for clicado será informado o valor absoluto do IMC e a faixa em que o usuário se encontra.

Segunda tela do APP

PEGUE O ANDROID

Nesse tutorial vamos criar o jogo Pegue o Android. Nesse jogo ao apertar o robô Android o jogador ganha pontos e passa de fases.

Nesse APP de duas telas, você usará conceitos de variáveis, condicionais e eventos. Além de usar recursos de temporizador e canvas.

Telas do APP Pegue o Android

PEGUE A TOUPEIRA

Nesse tutorial vamos criar o jogo Pegue a Toupeira. Nesse jogo ao apertar a toupeira o jogador ganha pontos e passa de fases.

Esse jogo possui a mesmo proposta do APP Pegue o Android, porém com maior nível de dificuldade, utilizando recursos de temporizador, vibrador e som.

Tela principal do Pegue a Toupeira

EINSTEIN RESPONDE

Neste tutorial vamos criar o aplicativo Einstein Responde. Nesse aplicativo, faremos uma pergunta à Albert Einstein, e ao sacudirmos o dispositivo, obteremos uma resposta.

Nesse tutorial, iremos entender o funcionamento de uma lista, onde o programa irá selecionar uma das respostas pré definidas.

Uma das telas deo Einstein Responde

HORA DA SOMA

Nesse tutorial para crianças e iniciantes, vamos criar o APP Hora da Soma. Neste APP, o celular fará contas de soma e multiplicação.

Tela do Hora da Soma

FACILITADOR MATEMÁTICO (PARTE 1)

Neste tutorial criaremos um aplicativo Facilitador Matemático. Neste aplicativo você informa todos os dados do Logarítmo que possui e o aplicativo calcula para você o que falta!

Tela do Facilitador Matemático

FACILITADOR MATEMÁTICO (PARTE 2)

Neste tutorial criaremos um aplicativo Facilitador Matemático (Parte 2). Neste aplicativo você informa todos os dados da Progressão Geométrica que possui e o aplicativo calcula para você o que falta!

Tela do Facilitador Matemático (Parte 2)

FACILITADOR MATEMÁTICO (PARTE 3)

Neste tutorial criaremos um aplicativo Facilitador Matemático (Parte 3). Neste aplicativo você informa todos os dados da Progressão Aritmética que possui e o aplicativo calcula para você o que falta!

Tela do Facilitador Matemático (Parte 3)

MATEMÁGICA DAS FUNÇÕES

No Matemágica das Funções o usuário preencherá os valores de a, b e c no caso de uma função de segundo grau e quando o botão calcular for clicado o programa informá o grau, o valor de delta, quantas raízes são reais e os valores das raízes.

Dois conceitos de programação são importantes para esse aplicativo: o conceito de booleanos e o conceito de comandos de condição.

Telas do Matemágica das Funções

CALCULADORA DE RAÍZES

Neste tutorial criaremos um aplicativo chamado Calculadora de Raízes. Onde o celular irá calcular raízes quadradas pelo método de subtrações sucessivas de número ímpares.

Tela inicial do Calculadora de Raízes

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo