Conheça aqui a nossas modalidades de minicursos. Lembrando que todas as nossas atividades são gratuitas!
Os nossos minicursos possuema duração média de 8 aulas.
CRIPTOGRAFIA
Objetivo: Aprenda um dos elementos fundamentais da segurança cibernética através de jogos e atividades lúdicas. Nesse curso para iniciantes, você aprenderá algumas técnicas e princípios básicas de criptografia e entender como ela é vital para a segurança de nossos dados.
Ferramentas: Scratch e Atividades Desplugadas.
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação.
Faixa-etária: Crianças de 6-10 anos
Engenharia para Crianças e Jovens
Objetivo: Aprenda conceitos básicos de Engenharia e Programação por meio de jogos e atividades lúdicas. Nesse curso para iniciantes, você aprenderá os conceitos básicos e onde ela está presente no nosso cotidiano.
Ferramentas: Scratch e Atividades Desplugadas.
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação.
Faixa-etária: Crianças de 10 – 15 anos
APPLAB
Objetivo: Aprenda conceitos básicos de design de interfaces para criar seu próprio aplicativo por meio da programação em blocos. Nesse curso para iniciantes, você aprenderá como usar estruturas de repetição, condicionais, variáveis, tipos de dados e no final das aulas, você terá criado seu próprio APP!
Ferramentas: App Lab
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação
Faixa-etária: A partir de 15 anos
CIÊNCIA DE DADOS
Objetivo: Aprenda de forma didática e interativa sobre o vasto mundo da Ciência de Dados. Nesse curso para iniciantes, você aprenderá os conceitos básicos de Ciência de Dados e como ela é fundamental no nosso dia-a-dia.
Ferramentas: Scratch e Atividades Desplugadas
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação
Faixa-etária: Crianças alfabetizadas de 6 – 15 anos
CRIAÇÃO DE APLICATIVOS ANDROID
Objetivo: Aprenda a criar seu próprio aplicativo para Android por meio da programação em blocos. Nesse curso para iniciantes, você aprenderá como usar estruturas de repetição, condicionais, variáveis, tipos de dados e no final das aulas, você terá criado seu próprio APP!
Ferramentas: MIT App Inventor
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação
Faixa-etária: A partir de 15 anos
PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS PARA CRIANÇAS – NÍVEL 1
Descrição: Por meio de jogos de programação em blocos, as crianças aprendem fundamentos importantes da programação de computadores, como comandos condicionais, estruturas de repetição e variáveis. Os alunos aprendem a lógica de programação com a criação de jogos online e com as dinâmicas desenvolvidas pelos nossos monitores
Ferramentas: Hora do Código, Scratch e CodeMonkey além das dinâmicas desenvolvidas pela equipe de monitores
Pré-requisitos: Não é necessário conhecimento prévio em programação
Faixa-etária: Crianças alfabetizadas entre 6 e 10 anos
PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS PARA CRIANÇAS – NÍVEL 2
Descrição: A proposta desse curso é dar continuidade ao aprendizado iniciado no Nível 1. Portanto, é destinado as crianças que já participaram desse curso ou da “Escola de Verão de Programação”.
Ferramentas: Scratch, LightBot, Little dot Adventure e outros
Pré-requisitos: Ter concluído o curso “Programação em Blocos para Crianças – Nível 1” ou a “Escola de Verão”
Faixa-etária: Crianças entre 6 e 10 anos
ESCOLA DE VERÃO DE PROGRAMAÇÃO
Descrição: Esse curso possui a mesma proposta do “Programação em Blocos para Crianças – Nível 1”, porém é oferecido do período de férias.
Ferramentas: Hora do Código, Scratch e CodeMonkey além das dinâmicas desenvolvidas pela equipe de monitores
Faixa-etária: Crianças de 6 a 14 anos
PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA
Descrição: O ensino dos conceitos da Ciência da Computação podem ser ensinadas mesmo sem o uso de computadores, por meio de dinâmicas e atividades lúdicas. Nesse curso, o aluno aprende sobre algoritmos, código binário, estruturas de repetição e condicionais. Essa metodologia é ideial para ambientes sem acesso a laboratórios de informática.
Ferramentas: As dinâmicas são realizadas com materiais de baixo custo: papel, caneta, cartas de baralho e muito outros
Faixa-etária: Crianças de 6 a 14 anos
ROBÓTICA CRIATIVA
Descrição: Os alunos criam suas próprias maquetes com materiais reutilizados e de baixo custo, que simulam tecnologias já conhecidas, como semáforos e luzes de acionamento automático.
Para isso, eles utilizam placas Arduino e componentes eletro eletrônicos disponibilizados pelo projeto, além dos materiais reutilizados que são facilmente providenciados pelos alunos. A linguagem usada é em blocos Scratch adaptadas para o Arduino.
Ferramentas: Arduino e Scratch
Faixa-etária: Crianças entre 10 e 14 anos
LABORATÓRIO DE PYTHON PARA JOVENS
Descrição: Python é uma das linguagens de programação mais indicadas para programadores iniciantes. Este é um curso introdutório a linguagem Python, onde o aluno aprenderá sobre os tipos de dados, variáveis, algoritmo, estruturas de repetição, condicionais, bibliotecas, funções e outros
Ferramentas: Python
Faixa-etária: Maiores de 15 anos
LABORATÓRIO DE PYTHON PARA CRIANÇAS
Descrição: Indicado para crianças entre 10 e 15 anos, o curso visa introduzir a linguagem Python, uma das mais utilizadas atualmente, de forma divertida e objetiva, começando com conceitos básicos de programação, como tipos de dados, variáveis, estruturas de repetição e condição.
Ferramentas: Python
Faixa-etária: Crianças entre 10 e 14 anos
PYTHON + FÍSICA
Descrição: Ao longo do curso os alunos do ensino médio aprendem os conceitos básicos de programação com linguagem em Python, mas com exemplos da física. Ou seja, é um curso misto onde o aluno aprenderá sobre variáveis, comandos condicionais, velocidade média, termometria, análise de gráficos e outros
Ferramentas: Python
Faixa-etária: A partir de 15 anos
Conheça nosso Youtube!
Quer participar de alguma atividade? Acompanhe as nossas redes sociais e fique atento ao período de inscrição dos cursos.
No ínicio de cada período letivo divulgamos as turmas que serão abertas!