MINICURSOS

Conheça aqui a nossas modalidades de minicursos. Lembrando que todas as nossas atividades são gratuitas!

Os nossos minicursos possuema duração média de 8 aulas.

CRIAÇÃO DE APLICATIVOS ANDROID

Objetivo: aprenda a criar seu próprio aplicativo para Android por meio da programação em blocos. Nesse curso para iniciantes, voce aprenderá como usar estrutras de repetição, condicionais, variáveis, tipos de dados e no final das aulas, você terá criado seu próprio APP!

Ferramentas: MIT App Inventor

Pré-requisitos: não é necessário conhecimento prévio em programação

Faixa-etária: a partir de 15 anos

APP desenvolvido por aluno do curso

PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS PARA CRIANÇAS – NÍVEL 1

Descrição: Por meio de jogos de programação em blocos, as crianças aprendem fundamentos importantes da programação de computadores, como comandos condicionais, estruturas de repetição e variáveis. Os alunos aprendem a lógica de programação com a criação de jogos online e com as dinâmicas desenvolvidas pelos nossos monitores

Ferramentas: Hora do Código, Scratch e CodeMonkey além das dinâmicas desenvolvidas pela equipe de monitores

Pré-requisitos: não é necessário conhecimento prévio em programação

Faixa-etária: crianças alfabetizadas entre 6 e 10 anos


PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS PARA CRIANÇAS – NÍVEL 2

Descrição: A proposta desse curso é dar continuidade ao aprendizado iniciado no Nível 1. Portanto, é destinado as crianças que já participaram desse curso ou da “Escola de Verão de Programação”.

Ferramentas: Scratch, LightBot, Little dot Adventure e outros

Pré-requisitos: ter concluído o curso “Programação em Blocos para Crianças – Nível 1” ou a “Escola de Verão”

Faixa-etária: crianças entre 6 e 10 anos


ESCOLA DE VERÃO DE PROGRAMAÇÃO

Descrição: Esse curso possui a mesma proposta do “Programação em Blocos para Crianças – Nível 1”, porém é oferecido do período de férias.

Ferramentas: Hora do Código, Scratch e CodeMonkey além das dinâmicas desenvolvidas pela equipe de monitores

Faixa-etária: crianças de 6 a 14 anos


PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA

Descrição: O ensino dos conceitos da Ciência da Computação podem ser ensinadas mesmo sem o uso de computadores, por meio de dinâmicas e atividades lúdicas. Nesse curso, o aluno aprende sobre algoritmos, código binário, estruturas de repetição e condicionais. Essa metodologia é ideial para ambientes sem acesso a laboratórios de informática.

Ferramentas: as dinâmicas são realizadas com materiais de baixo custo: papel, caneta, cartas de baralho e muito outros

Faixa-etária: crianças de 6 a 14 anos

Atividade desplugada: programando a amarelinha


ROBÓTICA CRIATIVA

Descrição: Os alunos criam suas próprias maquetes com materiais reutilizados e de baixo custo, que simulam tecnologias já conhecidas, como semáforos e luzes de acionamento automático. 
Para isso, eles utilizam placas Arduino e componentes eletro eletrônicos disponibilizados pelo projeto, além dos materiais reutilizados que são facilmente providenciados pelos alunos. A linguagem usada é em blocos Scratch adaptadas para o Arduino.

Ferramentas: Arduino e Scratch

Faixa-etária: crianças entre 10 e 14 anos


LABORATÓRIO DE PYTHON PARA JOVENS

Descrição: Python é uma das linguagens de programação mais indicadas para programadores iniciantes. Este é um curso introdutório a linguagem Python, onde o aluno aprenderá sobre os tipos de dados, variáveis, algoritmo, estruturas de repetição, condicionais, bibliotecas, funções e outros

Ferramentas: Python

Faixa-etária: maiores de 15 anos

Exemplo de código feito em Python

LABORATÓRIO DE PYTHON PARA CRIANÇAS

Descrição: Indicado para crianças entre 10 e 15 anos, o curso visa introduzir a linguagem Python, uma das mais utilizadas atualmente, de forma divertida e objetiva, começando com conceitos básicos de programação, como tipos de dados, variáveis, estruturas de repetição e condição.

Ferramentas: Python

Faixa-etária: crianças entre 10 e 14 anos


PYTHON + FÍSICA

Descrição: Ao longo do curso os alunos do ensino médio aprendem os conceitos básicos de programação com linguagem em Python, mas com exemplos da física. Ou seja, é um curso misto onde o aluno aprenderá sobre variáveis, comandos condicionais, velocidade média, termometria, análise de gráficos e outros

Ferramentas: Python

Faixa-etária: a partir de 15 anos

Jogo Angry Birds usado como exemplo na aula de movimento oblíquo


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No ínicio de cada período letivo divulgamos as turmas que serão abertas!

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